PM prende ladrões que assaltaram e aterrorizaram família de Guabiruba

Um casal e suas duas filhas foram vítimas de dois assaltantes na noite desta segunda-feira (29), na rua São Pedro, entrada do Holstein, em Guabiruba. Passava pouco das 20h quando a dupla arrombou a porta da residência e dominou o homem de 59 anos, a mulher de 47 anos e duas filhas, de 9 e 11 anos de idade. Por mais de duas horas a família sofreu ameaças e o pai e a mãe chegaram a ser agredidos na ação dos bandidos.
Os ladrões roubaram televisores, notebook, bebidas, eletrodomésticos, celulares, e uma quantia em dinheiro, tendo em vista que as vítimas guardavam recursos da festa ocorrida recentemente na comunidade e dinheiro de uma escola, já que a vítima é diretora de um estabelecimento de ensino e o marido tesoureiro da instituição. A dupla manteve o marido sob a mira da arma e a esposa precisou ajudar a carregar os produtos para um Renault Kwid da família, que foi usado na fuga.
O momento de maior tensão ocorreu pouco antes dos marginais deixarem a residência. Ele ameaçaram levar uma das filhas, a de 9 anos, como forma de garantir que as vítimas, que foram amarradas, não se soltariam, acionando a polícia. Neste momento, a mulher implorou para que não levassem a filha. Os bandidos saíram até a garagem e quase pegaram a mulher já sem as mãos amarradas quando voltaram e pediram o controle do portão. “Naquele momento pensei que eles pudessem descobrir que eu tinha me soltado e levassem minha filha”, relatou entre lágrimas a mãe.
Assim que os ladrões deixaram a casa a mulher conseguiu pegar um telefone sem fio e acionou a Polícia Militar, através do Copom. A notícia inicial dava conta que os bandidos teriam levado uma das filhas. Várias guarnições foram acionadas de imediato e começaram a fazer o cerco. Segundo o subtenente Dirceu Pedro Eckert, que comandou a ação, uma guarnição cruzou com os bandidos em fuga na rua São Pedro, já no município de Brusque e deu o alerta às demais guarnições. Em seguida a guarnição da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio das Motocicletas) iniciou o acompanhamento nas proximidades do Posto Reis, em direção ao Centro.
A PM agia com cautela pois existia a possibilidade de uma criança estar no veículo junto com a dupla de assaltantes. Eles seguiram pela avenida Felipe Schmidt, cruzaram o centro da cidade na contramão da avenida Cônsul Carlos Renaux e pegaram a rua Hercílio Luz, em direção ao bairro Guarani. A Rocam seguia no encalço dos bandidos, seguidos de perto por outras guarnições que foram fechando o cerco.
Segundo o subtenente Eckert, logo após entrarem pela rua dos Imigrantes, em Guabiruba, o marginal que dirigia perdeu o controle e bateu em uma guia, sendo abordado pelos policiais da Rocam. Na cintura de um deles estava a arma usada no crime, um simulacro de pistola. As demais guarnições chegaram em seguida e a operação coroada de êxito permitiu a prisão dos dois marginais, que a princípio disseram morar em Camboriú e Jaraguá do Sul e a recuperação de tudo o que foi roubado.
Um dos marginais, de 36 anos de idade, já tem contra si um mandado de prisão em aberto. Até o momento o segundo homem preso não está passando a qualificação corretamente, muito possivelmente para impedir que a polícia descubra sua real identidade. O dinheiro recuperado somou R$ 6.642,45 e assim como os demais objetos foram entregues na delegacia de Polícia, junto com o veículo que foi recuperado, onde foram autuados pelo delegado Alex Bonfim Reis.
O subtenente Eckert ressaltou a importância da rápida comunicação com o Copom, a prontidão das guarnições e a agilidade da Rocam, permitindo que os envolvidos fossem presos e os produtos recuperados. A criança estava o tempo todo com os pais e todos respiraram aliviados com o desfecho da ocorrência.



