No início desta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina deu sequência à programação de recadastramento de eleitores em mais oito municípios. Em nossa comarca as cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá também estão incluídas. O TRE/SC sugere aos eleitores que agendem o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e evitar assim possíveis filas. O processo de revisão acontecerá até o dia 7 de dezembro de 2017.
O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Na terça-feira (18) segundo dia de recadastramento o cartório de Brusque atendeu 110 eleitores, e com agendamento programado foram 21 pessoas. A revisão do eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Nesses oito municípios, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas para o cadastramento biométrico. Para realizar o procedimento, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e certidão de quitação eleitoral – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.



