Acidente simulado testa profissionais
Um acidente de trânsito com múltiplas vítimas foi simulado no quartel do Tiro de Guerra, em Brusque, na manhã deste domingo (28). O treinamento faz parte da grade curricular do curso de reciclagem em Emergencismo, concluído por 28 alunos do Instituto Catarinense de Educação. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, bombeiros e brigadistas concluíram o curso com 60 horas de duração e estão aptos a dar a primeira resposta em situação de emergência.
A escola mantém o curso, além de Brusque, em Joinville, Chapecó, Quilombo, Maravilha e São José do Cedro, em Santa Catarina. O Start, como é tecnicamente conhecido no meio, é uma operação de resgate em acidentes de grandes proporções e com vários tipos de vítimas. O evento mede o grau do planejamento, organização, perícia, habilidade e tempo de resposta.
Na avaliação dos técnicos, o grupo respondeu bem aos procedimentos a partir do isolamento da área do acidente, a imediata identificação dos tipos de vítimas, dos traumas, no controle do pânico, na remoção e no encaminhamento das vítimas para o atendimento médico-hospitalar. O médico Ângelo Leoni Filho, de Joinville, que também fez o curso, diz que o atendimento pré-hospitalar no Brasil "está se qualificando e trazendo um alento para a sociedade."
O curso de formação de emergencista tem a duração de um ano e trata-se do passo mais importante para os que sonham trabalhar como socorrista, bombeiro, brigadista e, também abre portas à atividade profissional na iniciativa privada. A procura pela nova profissão em Brusque cresceu tanto, que restam apenas algumas vagas para o novo curso que começa no próximo dia 11. O telefone do Instituto Catarinense de Educação em Brusque é 3351-6825.



