Anvisa proíbe importação de produtos de emagrecimento
No início da semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação e comercialização de produtos que contenham a substância Caralluma Fimbrita em sua composição e os produtos da marca Divine Shen. Os dois produtos são utilizados para ajudar no emagrecimento.
A Caralluma Fimbrita é uma substância que promete acelerar a perda de peso, mas como não foram feitos testes com o composto, a Anvisa, pensando na segurança do consumidor, decidiu suspender a comercialização. Nenhum produto que contenha Caralluma é liberado no país.
De acordo com o Farmacêutico Rafael Marchi, os produtos que continham Caralluma Fimbrita eram vendidos em algumas farmácias de Brusque, mas já foram retirados. Apesar de trazer prejuízo, Rafael destaca que em primeiro lugar está a saúde do consumidor. "Se a Anvisa determinou, é porque pode prejudicar a saúde de quem está consumindo. E mais importante do que o lado comercial, é a saúde do consumidor".
Em relação aos produtos da Divine Shen, Rafael não tem conhecimento da comercialização em Brusque. Importados da China, nos produtos foi encontrada a substância sibutramina, que é responsável pela redução da fome. O problema nessa situação, é que a marca, supostamente natural, usou o medicamento no composto. A sibutramina é uma substância indicada para o tratamento da obesidade e age nas áreas do cérebro que controlam humor e saciedade alimentar.
Para Fabiana Duarte Neves, nutricionista da Associação Hospitalar e Maternidade Cônsul Carlos Renaux, as pessoas que buscam o emagrecimento devem evitar os remédios e buscar os meios naturais para alcançar o objetivo. "É importante ter a alimentação balanceada, com pelo menos cinco refeições diárias. Comer mais e em menos quantidade. É tudo questão de controle", finaliza a nutricionista.
Fonte: Anvisa


