Guabiruba possui 4.322 pessoas pertencentes aos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciada na segunda-feira (17) e prevista para ser encerrada no dia 26 de maio. A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 16h30 e na Policlínica das 7h30 às 17h30, sem fechar para o almoço. O Dia D, em que a Policlínica fica aberta durante todo o dia será no sábado de 13 de maio.
Devem procurar a imunização pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada. A maior parte do público alvo a ser imunizado no município são idosos (1.639), seguido de pessoas com comorbidades (924), crianças de 2 a 4 anos (696), bebês de 6 meses a 2 anos (401), professores (289), gestantes (200), trabalhadores de saúde (140) e puérperas (33).
A novidade de 2017 é a inclusão dos professores no grupo prioritário, que precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino. Já a documentação necessária para as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais é a prescrição médica com a indicação para a vacina. É importante levar consigo a carteira de vacinação e documento de identificação.
Diante do que foi registrado no inverno do hemisfério norte e no final da estação do ano passado em Santa Catarina, a previsão é que prevaleça a circulação do H3N2. A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o agravamento da doença.



