O risco de haver um número maior de casos de dengue em brsuque está latente. A informação é confirmada pela coordenadora de vigilância epidemiológica da Prefeitura, Fernanda Lippert.
A cidade registrou mais um caso da doença este ano. “Não está descartada a possibilidade de Brusque vir a ter um surto de dengue igual a Itajaí”, afirmou Lippert. Ela fez esse alerta após anunciar o terceiro caso confirmado de dengue no município, após exames no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).
Fernanda avalia que a população não está se empenhando como deveria para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença e chama a atenção especialmente para os bairros Nova Brasília, Santa Rita e Santa Terezinha. “Nós temos gente doente e temos o mosquito transmissor, e isso preocupa”, ressalta Fernanda, lembrando que na região da FIP e Stop Shop há uma grande circulação de pessoas.
Uma equipe da Vigilância de Brusque está em São José recebendo treinamento e nos próximos dias deve ter início uma campanha mais agressiva com a utilização de produto químico que será lançado no ar através de bomba costal. Esse material está sendo repassado pelo governo do estado aos municípios vizinhos a Itajaí.
Nos três casos de dengue já confirmados em Brusque ficou constatado que os pacientes contraíram a doença em outros locais (casos importados). Dois deles possivelmente contraíram a doença no Rio de Janeiro e em um dos casos o paciente veio de Itajaí. “Todo mundo deve estar unido e estar atento a todos os sinais e manter Brusque mais saudável e mais limpa”, conclui Fernanda Lippert.