O Instituto de Identificação do IGP de Santa Catarina iniciou no ano passado a confecção de um novo modelo de carteira de identidade. O novo sistema já foi implantado nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque, Caçador, Criciúma, Curitibanos, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José.
Em Brusque, a nova cédula de identidade vem sendo feita desde julho de 2014 e, desde o mês de novembro, o IGP do município também tem se utilizado da coleta de digitais através da biometria, dispensando em alguns casos a utilização da coleta de digitais através da tinta.
O novo sistema de biometria é aplicado às pessoas com digitais nítidas, caso contrário, o método de identificação das digitais a ser utilizado será o da tinta. O novo documento de RG traz maior agilidade na hora de fazer o documento e mais itens de segurança para evitar falsificações.
Outra novidade é que a foto é tirada na hora sem custos. Apesar do novo modelo implantado em Santa Catarina, a carteira de identidade antiga continua válida por tempo indeterminado, ou seja, as pessoas não precisam preocupar-se em trocar a sua identidade no momento, pois ela continuará tendo sua validade garantida.



