Música, amor e cumplicidade
Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe de reportagem da Rádio Cidade visitou o casal Valdir Luizetto (64) e Modesta Luizetto (70) para contar uma história diferente. Casados há 40 anos, no relacionamento deles existe uma peculiaridade: Em meados de 1969, no início do namoro, Dona Modesta era quem fazia as serenatas de amor com a gaita. As cartas escritas por ela, são guardadas após 43 anos por Valdir. Quando ele lê as cartas, ainda se emociona.
Nascida em Erexim (RS), Dona Modesta conta que desde criança já havia se despertado para a música, mas o pai dela a impedia de tocar. Naquela época as mulheres tinham que se preocupar somente com as tarefas de Sem nunca ter um professor, ela esperava o pai sair de casa para pegar a gaita escondida. Começava a entoar as primeiras melodias e acordes dos grandes sucessos da musica gaúcha que ela ouvia no Rádio.
Valdir, natural de Concórdia, conheceu a esposa na cidade natal dela. Foram morar em São Jorge do Oeste (PR), onde se casaram. Moram em Brusque há 11 anos. Em 2006 e 2007, Dona Modesta tocou no encontro de gaiteiros, realizado todos os anos em Guabiruba, mas devido a uma enfermidade teve que parar de tocar. Após alguns acidentes, e inclusive uma fratura no braço, ela não desistiu e voltou a tocar gaita.
O casal tem três filhos e três netos.
Colaboração: Phamela Hinhel



