Gastroenterite aguda tira Dagomar do debate
Acometido por uma gastroenterite aguda, o candidato Dagomar Carneiro não participou do debate político promovido pala Rádio Cidade na manhã desta sexta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Brusque, com os candidatos Paulo Eccel e Osvaldo Quirino, e com a mediação do advogado Marcellus Dadam, presidente da seccional de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A ausência foi comunicada por um assessor do candidato 20 minutos antes da abertura dos trabalhos, já na sede do Poder Legislativo, na forma de um atestado médico firmado por uma nefrologista e clínica geral com data de hoje e com o horário de 7h15min.
Para que os candidatos presentes não tivessem seus tempos prejudicados pelo não-comparecimento de um deles, pouco antes do começo do debate o Jornalismo da Rádio Cidade se reuniu com os coordenadores das coligações presentes. Uma rápida adaptação foi sugerida e aceita, sendo mantido o espaço que havia sido destinado às perguntas ao candidato ausente e a respectiva réplica do questionador.
O clima de harmonia e responsabilidade social foi o destaque proporcionado pelos candidatos Paulo Eccel e Osvaldo Quirino durante todo o debate. Não houve a necessidade de intervenção do mediador da OAB, o advogado Marcellus Dadam, e os tempos destinados a perguntas e respostas foram rigorosamente respeitados.
A formatação do debate foi acertada entre a Rádio Cidade e as coordenações de campanha das três coligações no dia 15 de agosto deste ano, na sede da emissora. Nela, todos os detalhes foram discutidos, aprovados, firmados e devidamente homologados pelo Juiz da 5ª Zona Eleitoral, Carlos Alberto Civinski, no dia 25 de agosto.
Das 33 entidades da sociedade civil de Brusque que foram convidadas a participar do debate enviando perguntas aos candidatos, seis foram sorteadas pelo advogado Marcellus Dadam, presidente da OAB local, para serem respondidas pelos candidatos
Foram brindadas com respostas de Paulo Eccel, a Associação Empresarial (AciBr), a Unifebe e o Circolo Bom Samaritano. As respostas de Osvaldo Quirino foram dadas à Faculdade São Luiz, ao Sindimestre e à Rede Feminina de Combate Ao Câncer. Todas as perguntas recebidas pelo Jornalismo da Rádio Cidade, e que não foram respondidas pelos candidatos, serão encaminhadas às duas coligações participantes para as respectivas respostas.
A título de informação, a gastroenterite é uma inflamação e infecção da mucosa do tubo digestivo do estômago e do intestino, podendo provocar uma forte desidratação. Geralmente ela é contraída pela ação de micróbios, através de água contaminada ou substâncias fecais (transmitidas pelas mãos, por exemplo).
Os efeitos são, em geral, espasmos, cólicas e pontadas no estômago: generalizado como dor de barriga, causando vômitos e náuseas, falta de apetite, dores, dores de cabeça, febre e diarréia aguda (com surgimento rápido e brusco).
Normalmente uma gastroenterite se resolve em 3 dias.


