Ontem, quinta-feira (19), o Ministério da Educação confirmou atrasos de pagamentos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Por conta disso, não estão sendo anunciadas novas vagas do Pronatec, comunicado que, geralmente, ocorre entre os meses de fevereiro e março.
As escolas técnicas parceiras do Pronatec estão apenas mantendo os cursos iniciados ainda em 2014. O governo federal deixou de pagar as aulas dadas referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado em 500 escolas particulares que participam do programa. Na maioria delas, o último repasse teria acontecido em novembro, referente, entretanto, ao mês de setembro. Até então, as verbas costumavam ser transferidas na primeira semana de cada mês e, segundo as regras do Pronatec, deveriam ser depositadas mesmo nas férias.
O Ministério da Educação também informou que foram liberados R$ 119 milhões para regularizar o fluxo de pagamento referente às mensalidades de 2014 para instituições privadas.




