Enfim, vacinados contra o Coronavírus!

Na tarde desta terça-feira (19), a primeira pessoa em Brusque foi vacinada contra o Coronavírus. Já antecipadamente foi anunciado que o senhor Walter Orthmann (98) receberia a vacina e isso se confirmou por das 16h20min. Ele disse estar muito felizes pelo momento e que estava ansioso que isso acontecesse.
A cidade de Brusque recebeu 1.096 doses, sendo 982 para os profissionais de saúde (linha de frente Covid) e 114 para idosos asilados. Além de Orthmann, também foram vacinados o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque, Aurinho Silveira de Souza e um representante de cada hospital da cidade (Azambuja, Dom Joaquim e Imigrantes), e o secretário de saúde, Osvaldo Quirino de Souza.
O secretário afirmou que agora é dar prosseguimento no trabalho de imunização. “Começamos e vamos seguir aplicando a vacina nas demais pessoas que estão nos grupos prioritários. A vacina é uma luz, um fio de esperança”, salientou ele.
As equipes de vacinação serão compostas por 12 profissionais. Nos locais de vacina haverá uma ambulância e um médico à disposição. Um canal direto com o hospital também está articulado, caso alguma pessoa tenha algum efeito colateral. “É uma vacina como as demais, não acreditamos que teremos alguma reação mais grave, mas estaremos prevenidos”, explicou.
O médico infectologista, Ricardo Alexandre Freitas salienta que mesmo com a vacina, a pessoa precisa seguir os protocolos de saúde. “As pessoas que receberam a vacina precisam continuar usando máscaras, higienizando as mãos, até porque não será toda a população vacinada”, destacou.
“Nós buscamos dar toda a autonomia aos profissionais de saúde, para que eles com conhecimento fizessem pelo melhor. Eu disse que a vacina que fosse colocada à disposição nós também íamos disponibilizar. Eu vou vacinar sim, quando chegar a minha vez, queria ser o primeiro, mas não estou no grupo prioritário”, disse, também, o prefeito Ari Vequi.
O médico Eugenio Piva Maciel, intensivista do Hospital de Azambuja, foi um dos vacinados na ocasião.
Maria Raquel dos Reis, do Hospital Imigrantes, e Suelen Fernandes, do Hospital Dom Joaquim, completaram o grupo dos primeiros a serem vacinados em Brusque, juntamente com o secretário da Saúde, Osvaldo Quirino de Souza. Além deles, alguns servidores da pasta da Saúde também tomaram as doses.