A Central de Transplantes de Santa Catarina confirmou na manhã desta quarta-feira (18) que a família da jovem Monike Fischer, vítima de acidente de trânsito ocorrido no domingo (16) e que faleceu nesta terça-feira (17), autorizou a doação de órgãos. O gesto de amor, em meio à dor da perda de jovem se concretiza com a ação de médicos do Hospital Santa Izabel, de Blumenau, que realizam a coleta dos órgãos que serão transplantados.
A princípio deve ocorrer a captação de rins e fígado, segundo informações de uma enfermeira da Central de Transplantes do estado. Ela explicou que não é possível divulgar quem será beneficiado com os órgãos doados, mas acrescentou que, inicialmente, é verificado na região a compatibilidade de um receptor com a doadora. Caso não tenha alguém nestas condições em Santa Catarina, é acionada a Central Nacional para o encaminhamento necessário.
Na lista de espera de dezembro de 2014, 361 pessoas aguardam na fila de transplantes de rins e 38 na fila de espera de fígado. Há um total de 850 pessoas na lista de espera para transplante geral no Estado. De janeiro a dezembro do ano passado foram realizados 1386 transplantes em Santa Catarina.
O corpo de Monike Fischer será velado na capela mortuária do Bairro Santa Terezinha. O IML de Itajaí ainda não tinha liberado o corpo da jovem até o início da manhã desta quarta-feira e, portanto, o velório deve começar apenas no período da tarde. Por conta disso, não há informações, ainda, sobre a data do sepultamento, se ainda nesta quarta ou se na quinta-feira (19).