O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, esteve em Brusque nesta segunda-feira (15), sendo recebido pela diretoria da ACIBr (Associação Empresarial de Brusque), empresários, políticos e lideranças regionais. Na pauta, os investimentos da empresa para fortalecer a geração de energia e atender a demanda local. O evento foi coordenado pelo presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter e teve ainda a participação do vice-prefeito Ari Vequi.
O presidente da Celesc falou sobre os investimentos para a operação da segunda subestação, que está em fase final de construção, no bairro São Pedro, e deve entrar em operação até o mês de setembro. Ela deve aumentar a capacidade de geração de energia em 25%, no primeiro momento, com possibilidade de ampliação em mais 25% em curto espaço de tempo.
O impasse é referente a um terreno que precisa ser desapropriado e esse processo deve acontecer via judicial, permitindo a ligação entre a subestação e a rede de distribuição, mas a parceria com a Prefeitura deve resolver esta questão nos próximos dias, conforme informou o vice-prefeito Ari Vequi.
Sobre a questão do atendimento ao público, referente as constantes quedas de energia, Cleicio Poleto disse que a solução está prevista no plano estratégico da empresa, com previsão de investimentos na ordem de R$ 140 milhões, incluindo o investimento na segunda subestação, com novas linhas de distribuição, com alimentadores modernos, redes compactas, que são mais resistentes a queda de galhos.
O presidente informou que em outubro deste ano deve entrar uma lei estadual que estabelece uma metragem mínima de 15 metros das redes de energia. Aliado à modernidade dos alimentadores e redes compactas, com sistemas de auto religamento, a tendência é reduzir as quedas de energia para o consumidor. Outra questão que será dinamizada é a forma de pedido de religações que será feita através da internet, com fila de atendimento obedecendo a ordem de chegada dos pedidos.




