Curso para mestre-de-obras terá nova turma
A proposta de capacitar trabalhadores do setor de construção civil através do curso de formação de mestre-de-obras parece que deu certo. O curso é uma iniciativa da Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (Assevim), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb).
A primeira turma, formada por 31 pessoas, iniciou as aulas no dia 1º de setembro e uma outra está prestes a começar ainda neste mês. A coordenadora de desenvolvimento de projetos da Assevim, Silvana Kinel, comenta que o grupo de trabalhadores chegou empolgado para as aulas e que a maioria considera necessária a capacitação para futuramente se manter no mercado.
"Foi uma surpresa. Os profissionais que vieram chegaram com vontade de aprender e se qualificar. Porque antes, não tinha nem um curso semelhante na área", comenta ela.
Como a grande maioria dos estudantes possui baixo grau de escolaridade, os professores têm enfrentado dificuldades no momento de passar o conteúdo. Aulas extras de alfabetização estão sendo elaboradas em alguns casos para auxiliar os profissionais e fazer com que não percam o desejo de continuar.
A expectativa da coordenação é de que a próxima turma feche com 25 pessoas. Para isso, a Assevim tem o apoio do Sintricomb. O presidente Renato Lungen, explica que a entidade sindical tem atuado mais na divulgação junto à classe, visando atrair o maior número possível de interessados na proposta.
"A primeira meta, que era formar uma turma, foi alcançada. Tenho certeza que a construção civil terá o antes e o depois do dia 1º de setembro (quando iniciou o primeiro grupo de estudantes)", relata Lungen. A próxima turma deverá começar as aulas no dia 15, quando também serão encerradas as inscrições.


