Sábado é o Dia Nacional das Apaes
O dia 11 de dezembro tem um significado especial para os que são amigos das pessoas realmente excepcionais. Comemora-se em todo o País o Dia Nacional das Apaes. A pioneira nacional foi a Apae do Rio de Janeiro, que nasceu em 11 de dezembro de 1954. A primeira entidade do setor a ser criada em Santa Catarina foi o Instituto Santa Inês, mantenedora da Apae brusquense. E, a Apae de Brusque foi também a segunda a ser aberta no Brasil.
A iniciativa de se criar uma escola especializada foi do médico Carlos Moritz, que buscava uma forma de trabalhar as necessidades especiais apresentadas pelo filho Pierre. E, o primeiro amigo de Pierre e das associações de Pais e Amigos do Excepcionais catarinenses foi, e é, o empresário Márcio Belli.
Cerca de 250 mil pessoas portadoras de necessidades especiais são atendidas diariamente, em mais de duas mil unidades espalhadas por todo o território nacional. Em Brusque, são 284 alunos e 33 profissionais (pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, cozinheiras, zeladores, motoristas, secretárias, coordenadores e professores do Estado).



