O gerente da Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR), Rodrigo Cesari, informou que o número de novos alunos na rede estadual de ensino da região teve elevação na ordem de 9,7% neste 2015. No ano passado, a regional contabilizava 24.600 alunos e neste ano o número está próximo de 27 mil.
Cesari disse que a regional conseguirá adequar esta demanda em relação ao espaço físico nas escolas. O gerente colocou que, neste ano, algumas escolas irão iniciar o ano letivo com a falta de professores em determinadas disciplinas. O motivo é o novo modelo de “enturmação” adotado pela Secretaria de Estado da Educação, que determina como capacidade máxima por sala de aula de até 30 alunos.
Com esta adequação, a regional de Brusque fez apenas a primeira chamada para professores, o que irá acarretar a falta de alguns servidores da educação nestes primeiros dias do ano letivo. Porém, já na próxima semana, segundo Cesari, a Gered realizará a segunda chamada de professores para a regional, com o objetivo de preencher as vagas existentes.
O gerente também informou que, quanto às rescisões pendentes dos professores ACTs relativas ainda ao ano de 2014, o governo do estado repassou a informação as regionais que vai quitar as pendências financeiras ao final deste mês de fevereiro.



