Nova Trento, um destino encantador
O Brusque Convention & Visitors Bureau foi até Nova Trento para conhecer as opções de lazer do município. Confira e desfrute destas delícias. São 1,2 mil garrafas de vinho por hora e, no fim do dia, uma produção de quase 10 mil garrafas nas versões tinto suave e seco, branco, carbenet savion, merlot, franque, além dos demi-secos, espumantes e sucos de uva. Tudo isso, em apenas uma das vinícolas abertas aos turistas, em Nova Trento.
No caminho para o Santuário de Madre Paulina, as lojas que comercializam vinhos e produtos coloniais não passam despercebidas. Ao contrário, são uma atração à parte e a decoração externa fica por conta de gigantes tambores de madeira, cachos de uva e utensílios dos colonizadores. Porém, é no lado de dentro que estão as verdadeiras delícias do município: queijo, biscoitos, geléias, chocolates e, claro, as bebidas provenientes da uva.
Entre as vinícolas existentes, merecem destaque a Adega Bastiani, Bella Vista, Girola e Vô Luiz. Algumas delas, inclusive, servem café colonial. Para quem visita Nova Trento, uma parada nesses estabelecimentos é indispensável. Ainda mais quando se quer levar para casa uma autêntica – e deliciosa – lembrança da cidade.
Outras opções gastronômicas
Para quem vai passar o dia em Nova Trento, existem muitas opções de restaurantes para o almoço. No próprio santuário há um espaço reservado para essa finalidade e, todos os dias, muitos turistas se alimentam ali.
No entanto, quem deseja driblar algumas filas e saborear um cardápio mais elaborado, a dica é escolher um dos restaurantes abertos no Centro da cidade. De acordo com o secretário de Turismo de Nova Trento, Eluísio Antônio Voltolini, são excelentes opções a Churrascaria Carlinhos e o Grelha e Brasa Restaurante, além da tradicional Cantina Italiana.
Onde se hospedar
Que tal passar um final de semana diferente? Pois saiba Nova Trento tem boas opções de hotelaria. O destino é ideal para quem deseja fugir da rotina, mas não tem tantos dias disponíveis para viagens longas. Assim, o município, que é tão próximo de Brusque, oferece hotéis em meio à natureza: um convite ao descanso e ao lazer.
No caminho do Santuário está o Mosteiro Parque Hotel, com 24 quartos e capacidade para até 63 pessoas. É ali que religiosos do Brasil e do exterior costumam fazer retiros e, por essa razão, o hotel está quase sempre lotado de segunda à quinta-feira. Os quartos estão equipados com televisão, frigobar, ar-condicionado e secador de cabelo.
Para uso coletivo há uma sala de jogos e um ambiente externo de lazer, que inclui trilhas e cascatas. A diária para casal, com café da manhã, custa R$ 150. E a paisagem dispensa adjetivos: nada menos do que o Santuário, envolto pelo verde da região.
Outra opção é o Portal do Vígolo, localizado pouco depois da entrada do Santuário.
Texto: Priscila Viamonte/Especial Brusque Convention & Visitors Bureau-Rádio Cidade AM



