Nesta segunda-feira (2), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) retornou às atividades normais. Para esta semana, está agendada uma reunião com membros da diretoria na próxima quinta-feira (5) para definir algumas ações que são consideradas prioritárias para a categoria, como cobrança da Secretaria de Estado da Educação (SED) quanto ao pagamento das rescisões dos ACTs ainda relativas ao ano de 2014, bem como retornar ao tema da aplicação do reajuste do piso nacional ao magistério em Santa Catarina.
O secretário-geral do Sinte, Carlos Alberto Lopes Figueiredo, informa que, no último dia 6 de janeiro, o Ministério da Educação anunciou o percentual de 13,01% para o reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica. Assim, o valor passa de R$ 1.697,00 para R$ 1.917,78, sendo esta a referência mínima para o vencimento das carreiras de professores com formação de nível médio.
Inicialmente, a primeira informação repassada ao Sinte por parte da SED é de que até o último dia 15 de janeiro o estado estaria com o recálculo dos valores pronto para apresentar ao Grupo Gestor, o que faz com que a diretoria do Sinte tenha pressa em retomar as negociações com o governo antes do início do ano letivo, previsto para o dia 9 de fevereiro. O Sinte mantém sua posição de reajuste no mês de janeiro, data base do magistério conforme a lei 11.738/08 e para toda a categoria, com a aplicação do reajuste do piso na carreira.
Quanto à temeridade do corte de verbas na área da educação, Carlos Alberto afirma que no que se refere a valores devidos aos profissionais, Santa Catarina não tem pago o que é de direito da categoria, o que acaba por desmotivar, profissionalmente, o educador. Ele entende que se o estado tirar como base o resultado da nota conferida a Santa Catarina no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) verá que a valorização dos educadores necessita ser aprimorada para que os catarinenses retornem alcançar melhores notas na próxima avaliação do Ideb.




