Os catarinenses pretendem gastar cerca de R$ 241 nas compras de materiais escolares neste ano, valor 1,9% superior ao do ano passado. A região de Itajaí registrou uma intenção de gastos ainda maior, de R$ 280,28. Esses e outros dados foram compilados para a Pesquisa Volta às Aulas, realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC.
As entidades preveem um momento positivo para o comércio, especialmente neste início de fevereiro, época em que quase 40% dos consumidores catarinenses entrevistados pretendem fazer suas compras. O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, explica que a pesquisa traça um cenário importante para o comércio estadual, pois revela as expectativas do consumidor em um período que, tradicionalmente, movimenta o comércio, podendo resultar em um volume de venda mais positivo.
Os resultados da pesquisa refletem o ambiente econômico que o consumidor está vivendo, com inflação alta, aumento dos juros e perda do poder aquisitivo, o que acaba provocando uma prudência na hora dos gastos e também a tendência de pesquisar mais na hora de comprar. Outro dado da pesquisa da Fecomércio em relação a compra do material escolar é que as mulheres são 76,1% do público responsável pelas compras do material escolar no estado, contra 23,9% de homens.




