Tomam posse 14 novos juízes substitutos em SC
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:944510:4221bdf6e3bd4682d744adf9a822827d.jpg)
Em sessão solene neste final de tarde de sexta-feira (30), no auditório do Tribunal de Justiça, foram empossados 14 novos juízes substitutos, após quase dois anos de variadas etapas do concurso público que atraiu, inicialmente, cerca de 6 mil candidatos. Não por outro motivo que o desembargador Rodrigo Collaço, responsável pela mensagem de boas-vindas aos empossandos, tratou o evento como um dia de festa e de realização de sonhos.
Sua primeira orientação aos novos colegas foi clara: "Recomendo de primeiro plano a humildade. Nenhum dos senhores chegaria aqui não fosse o apoio incondicional que receberam de pais, irmãos, tios, avós, filhos e amigos em geral. Proponho, pois, uma inversão de ordem. Peço aos novos juízes uma salva de palmas aos tantos que os apoiaram nesta caminhada e que agora estão sentados neste auditório".
Em nome dos empossados, discursou a juíza substituta Marilene Granemann de Mello, que tratou de garantir o comprometimento de todos com a democratização do acesso à Justiça. Ela lembrou da longa trajetória percorrida até alcançar o objetivo de vestir a toga e ingressar na magistratura catarinense, tão bem conceituada no âmbito nacional.
O desembargador Torres Marques, vice-presidente e responsável pela Comissão de Concurso para Ingresso na Magistratura, lembrou em sua fala a participação de magistrados, advogados e servidores para o sucesso do certame que hoje findou. Agradeceu, com destaque, o trabalho realizado pelo desembargador Sérgio Torres Paladino, hoje aposentado, que presidia a comissão de concurso no momento de sua deflagração.
O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, encerrou a solenidade e também fez questão de desejar sucesso aos novos juízes. Disse que Santa Catarina, embora ocupe pouco mais de 1% do território nacional, é a 6ª economia do país e possui um dos maiores índices de desenvolvimento humano entre os Estados brasileiros. Por isso, completou, o Judiciário precisa estar à altura desse cenário e distribuir a prestação jurisdicional com qualidade e presteza, tarefa que passa a compartilhar agora com os novos colegas. Por ordem de classificação, os juízes empossados foram:
- Antônio Marcos Decker, 27 anos, natural de Florianópolis-SC, com lotação em Brusque;
- Ildo Fabris Júnior, 33 anos, natural de Videira-SC, com lotação em Blumenau;
- Marilene Granemann de Mello, 40 anos, natural de Videira, lotada em São Francisco do Sul;
- Jaqueline Fátima Rover, 32 anos, natural de Pinhalzinho-SC, lotada em Tubarão;
- Valter Domingos de Andrade Júnior, 27 anos, natural de Florianópolis, lotado em Criciúma;
- Guilherme Augusto Portela de Gouvêa, 34 anos, natural de Belo Horizonte-MG, lotado em Joinville;
- Eduardo Bonassis Burg, 31 anos, natural de Florianópolis, lotado em Joinville;
- Renato Della Giustina, 35 anos, natural de Florianópolis, lotado em São Bento do Sul;
- Luiz Octávio David Cavalli, 29 anos, natural de Curitiba-PR, lotado em Mafra;
- Griselda Rezende de Matos Muniz, 35 anos, natural de Resplendor-MG, lotada em Canoinhas;
- Sirlene Daniela Puhl, natural de Pinheirinho do Vale-RS, lotada em Cunha Porã;
- Douglas Cristian Fontana, 31 anos, natural de Guaraciaba-SC, lotado em Joaçaba;
- Cristine Schutz da Silva Mattos, 32 anos, natural de Palhoça-SC, lotada em Videira;
- Emerson Carlos Cittolin dos Santos, 35 anos, natural de Teresópolis-RJ, lotado em Caçador.