O estudante João Victor Menezes Teles, de apenas 14 anos, morador da cidade de Itabaiana, no estado do Sergipe, além de passar em Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também conquistou na Justiça o direito de cursar a faculdade.
Como ainda tem 14 anos, o adolescente está no primeiro ano do ensino médio e não poderia ocupar a vaga, visto que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só contempla o certificado de conclusão para alunos com mais de 18 anos. Entretanto, ao juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana, Alberto Romeu Gouveia Leite, autorizou Menezes a realizar uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), nessa quarta-feira (28). Ele passou e agora pode se matricular na UFS, sendo que as matrículas dos aprovados no Sisu ocorrem nesta sexta (30), segunda (1º) e terça (2).
José teve média final de 751,16 pontos e fez 960 na redação do Enem, o que o qualificou para uma das 100 vagas do curso de medicina da Universidade, ficando em 7º lugar no grupo de escolas públicas.
ESTUDOS
Para estudar e passar, o garoto de 14 anos estudou temas que ainda não teve na escola e contou que passava três horas por dia, aproximadamente, resolvendo questões de provas anteriores. Além disso, também procurou vídeo-aulas na internet, livros complementares e frequentou algumas aulas do curso pré-vestibular da Seed.
Com o apoio dos pais, que são professores de inglês e português, o menino estudou e alcançou a meta que sonhava. José Victor também foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obemep), em 2014.



