Vereador diz que Prefeitura também é responsável por calçadas

A situação das calçadas pelos bairros de Brusque voltou a ser levantada pela Câmara Municipal. O vereador André Rezini (Republicanos) está pedindo que a Prefeitura verifique maneiras de resolver o problema das más condições destes espaços. Ele apresentou o pedido na sessão desta terça-feira (7) do Legislativo.
Segundo Rezini, são poucas as regiões de Brusque que apresentam condições de trafegabilidade para os pedestres. Ele citou que o argumento de que a responsabilidade é do proprietário do imóvel em que a calçada esta situada não é se justifica para deixar estes locais em total abandono por parte do poder público.
“Já venho levantando esse tema há alguns anos e, infelizmente, não foi tomada nenhuma atitude mais enérgica. Principalmente, bato na questão da segurança das crianças e dos nossos trabalhadores”, disse ele à Rádio Cidade.
O parlamentar sugere que a Prefeitura faça algum tipo de parceria com a comunidade para acelerar a melhoria destes lugares.
Essa situação de uma parceria acho muito interessante. Quem sabe o município entrar com a mão de obra e o morador parcelar o pagamento. Precisamos minimizar esse problema. Ou até mesmo a Prefeitura fazer e cobrar de forma parcelada”, destacou.
Pela legislação municipal de Brusque, a responsabilidade pela construção e conservação das calçadas é de responsabilidade da pessoa que é proprietária dos imóveis em que as mesmas estão instaladas. A fiscalização sobre a conservação destes locais cabe ao Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).