A dança do ventre
As origens da dança do ventre se perdem no tempo. Alguns historiadores apontam entre 7.000 e 5.000 AC. Acredita-se que ela era praticada nas antigas civilizações, como os sumérios, acádios, babilônicos e egípcios. No Egito, a dança era realizada por sacerdotisas treinadas desde meninas para servirem como canal da Deusa nos rituais religiosos.
A dança era realizada somente em templos. Mas, com o passar do tempo começou a fazer parte de grandes solenidades públicas nos palácios, o que fez com que ela se popularizasse, sendo hoje conhecida e admirada no mundo todo. Atualmente as apresentações ganharam os teatros e não é difícil encontrar professoras desta arte.
Os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco, isoladas ou combinadas, além de ondulações de braços e mãos, tremidas e batidas de quadril, o que segundo especialistas trazem muitos benefícios para quem a pratica.
Em Brusque há seis anos acontece o Festival Nacional de Dança do Ventre. Dançarinas renomadas participam do evento, que atrai centenas de pessoas. Em 2008 o festival irá acontecer no próximo dia 30, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural.
O grande destaque dessa edição será a bailarina Kahina, de São Paulo, que fará o show de abertura e também estará ministrando um workshop, no mesmo dia 30. De acordo com a coordenadora do evento, Milana Zanon, a previsão é que 300 bailarinas de vários estados do País estejam presentes em Brusque.
Danças típicas de outros estados também terão destaque por meio de uma feira de artigos voltados para este rico universo. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 9993-7738 ou pelo e-mail milanazanondanca@terra.com.br.


