O amor une muitas coisas, traz inspiração e mostra caminhos novos a seguir. Foi o que aconteceu com a família de Edimilson Nicolau Huber, um dos proprietários do Chocolates San Nicolao. A ideia surgiu em maio de 2011, graças ao sentimento que a mãe tinha pelos doces, por conta de ter trabalhado em uma fábrica de chocolates.
Os produtos começaram pequenos, para a venda na vizinhança e consumo da família. Mas como uma bola de neve, o negócio foi tomando proporção ainda maior. “No primeiro Natal, já em 2011, que a gente começou teve um alta na aceitação. Na Páscoa foi uma loucura e decidimos mesmo abrir uma loja, instalamos uma fábrica. Abrimos mão de uma parte da casa para fazer a loja”, conta.
A mãe sempre teve o amor pelo chocolate, inclusive já surgiam comentários do tipo de “se eu tivesse uma fábrica de chocolate, eu faria isso...”. Eles fizeram e, hoje, ela tem liberdade para criar os mais variados tipos e modelos de chocolates e bombons.
Em um cantinho, localizado na Rua Marcos Habitzreuter, no Bairro São Pedro, em Guabiruba, cercado por muito verde, a loja e fábrica se tornam um ambiente familiar, aconchegante e colorido. O cheirinho de chocolate que, segundo Huber, é matéria-prima da fábrica Garoto, está pelo local, desde o portão.
“A gente faz todo o manuseio dele [do chocolate], misturando com castanhas, com nozes. Temos uma linha de frutas bem diversificadas, que são adicionadas nos chocolates. Nós temos uma variedade de bombons, que são de 20 a 25 sabores, uma variedade com mais de 130 de chocolates”, explica, afirmando que é possível de se degustar alguns tipos na própria loja.
DE FAMÍLIA
Em tempos de Natal e Páscoa, os produtos mais vendidos são as cestas, quase sempre encomendadas pelas empresas. As compras podem ser feitas diretamente na loja de fábrica pelos clientes das cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Nova Trento. A loja permanece aberta durante todo o ano, com enfraquecimento nas vendas em algumas ocasiões e aquecimento em datas comemorativas anuais. “A Páscoa, ela é praticamente chocolate que as pessoas costumam dar. Já no Natal é um complemento”, prossegue Huber.
Ele ainda diz que a família é quem trabalha na produção, fazendo com que o amor seja quem dê as cartas para os afazeres. A mãe é quem comanda e que dá boa parte do sentimento na hora da fabricação. “Se tem um sucesso, acho que é o amor que ela faz isso. Porque ela tem uma alegria de estar fazendo o chocolate. Para ela, o simples fato de ela poder levantar de manhã cedo e fazer, faz com que já tenha ganho o dia”.
SAN NICOLAO
A ideia de fazer o produto já estava pronta, mas o nome ainda não estava decidido. “Minha namorada Janaína é quem sugeriu o nome. A gente tinha dúvida, só que meu avô era o seu Nicolau Huber. Eu nasci em 6 de dezembro, que é dia de San Nicolao, me chamo Edimilson Nicolau, então acho que não podia fugir muito disso, né?”, explica entre risos.
Ele acredita que o fato de terem outras fábricas de chocolates caseiros, tanto em Brusque quanto em Guabiruba, não atrapalha na hora da compra por parte do cliente. Algo que, em sua visão, fortalece o mercado, além de variar o produto para o consumidor.
Os momentos mais difíceis desde a criação da fábrica aconteceram nas duas primeiras temporadas. A primeira, no Natal, não se sabia o que iria acontecer. E a primeira Páscoa, foi quando o trabalho superou todas as expectativas e deixou a família toda “atolada” de encomendas. “Queremos fazer história, procurando inovar sempre para o cliente, com bastante qualidade e muita opção. Agradecer por esse dom que minha mãe tem e que eu estou herdando dela e que a família está seguindo”.
O telefone de contato da empresa é (47) 3354-2090 e ela fica localizada na Rua Marcos Habitzreuter, nº 386, no Bairro São Pedro, em Guabiruba.
OUÇA A MATÉRIA COMPLETA EM ÁUDIO NO ALTO DA PÁGINA




