Instrutores de educação física dizem: "Não espere o verão chegar!"
A busca pela melhor forma física é objetivo de muitas pessoas. Porém, o verão é a estação do ano preferida pelo público para malhar e buscar ficar com um corpo definido. A orientação dos profissionais de academias é para que as pessoas não deixem a estação mais quente do ano chegar, na esperança de ganhar músculos ou perder calorias.
A Reportagem Cidade entrou em contato com oito academias de Brusque, para saber se as pessoas estão buscando qualidade de vida em locais onde a prática de exercícios físicos é acompanhada por profissionais qualificados.
De acordo com os profissionais, quando o verão chega a procura nas academias cresce 50%, dobrando o número de alunos. A idade predominante deste público é de 16 anos a 30 anos, e com preferência de horário. Pessoas acima de 20 anos procuram malhar de manhã, enquanto as de 15 anos a 18 anos preferem malhar no período da tarde. À noite há uma mistura do público.
O instrutor Odilon Gotarti falou que "as pessoas estão chegando à academia e buscando qualidade de vida. O culturismo ao corpo está em segundo plano". Para o professor de academia Mauricio Rosin, "os jovens estão malhando mais pela estética, enquanto que as pessoas acima de 35 anos, ou da 3ª idade, buscam mais a qualidade de vida".
Outro fator importante registrado na reportagem foi a preocupação dos profissionais em orientar os alunos no sentido de não deixem para o verão o ingresso em uma academia. O coordenador de Esportes do Sesc, Gustavo Caetano, enfatizou um aspecto que pode ser negativo para quem pretende malhar só no verão.
"Quem procura praticar exercícios só no verão, dificilmente alcançará grandes resultados. Além disso, se o corpo não estiver acostumado, dietas forçadas e atividades físicas podem causar futuros problemas de saúde", alertou Gustavo.



