Pe. Ornelas de Roma para Brusque
Padre José Ornelas Carvalho, Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) está visitando Brusque, na Casa Padre Dehon. Pe. Ornelas é português, mas reside a 10 anos em Roma, na Itália, e devido a sua liderança religiosa está em constante viajem pelo mundo. Recentemente ele esteve na Venezuela, Equador, Paraguai, e agora no Brasil. Ornelas visita Brusque pela terceira vez.
Pe. Ornelas afirmou que já sabia da renúncia do Papa Bento XVI há cerca de um mês na Itália, mas que já estava na América Latina quando houve a confirmação oficial do vaticano. Quanto a um possível nome preferido pela Europa para substituição de Bento XVI, Ornelas afirmou que não há.
O padre dehoniano vê com extrema admiração a decisão de Bento XVI ao renunciar ao papado. De acordo com sua análise, a condição física debilitada de Joseph Alois Ratzinger o fez renunciar, por entender que não deveria limitar as ações e compromissos como Papa devido a sua deficiência. Ele acredita que era chegado o momento, o catolicismo precisava de um novo Papa.
Quanto ao conclave Pe. Ornelas informou que na segunda-feira (4), na Cidade do Vaticano vai ocorrer a primeira reunião de cardeais a fim de preparar o conclave que está agendado para acontecer no dia 11 de março. O evento deverá definir os últimos detalhes para a escolha do futuro santo padre, abrangendo a data de início do conclave. As primeiras reuniões são chamadas de congregações gerais e nelas se discutirão os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do novo chefe da Igreja Católica.
Pe. José Ornelas Carvalho permanece em Brusque até segunda-feira (4), e após segue para a cidade de Crissiumal no Rio Grande do Sul.
Colaboração: Phamela Hinhel


