Bierfest reúne cervejeiros apaixonados pela produção artesanal
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:945335:29de64f7615e17e07d5a8fccb8e1c779.jpg)
A segunda noite da Bierfest – o Festival do Chopp Artesanal novamente foi de casa cheia. Muitas famílias e amigos aproveitaram a noite de sexta-feira para apreciar um bom chopp e ainda conhecer outros estilos de cervejas disponíveis nas 12 cervejarias da festa. A Bierfest encerra neste sábado (24), e a programação que está sendo realizada no piso térreo do pavilhão do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof inicia às 20h.
A Bierfest já entrou para o calendário oficial de festas de verão do Estado por dar oportunidade ao público de conhecer um pouco mais das cervejas que são produzidas na cidade e na região. Ao todo são mais de 30 estilos de chopp e 20 de cerveja dos mais variados de sabores, como o Witbier, Weizen (trigo), Amber Ale, Dunkel, English Barley Wine, Pilsen, entre outros.
A arte da produção artesanal
Todos esses estilos são preparados durante meses até chegar no ponto ideal. Em cada um dos espaços reservados aos cervejeiros é possível conhecer belas histórias sobre como cada um iniciou a produção da bebida. No entanto, todos são unanimes em dizer que são apaixonados pelo que fazem e produzir cerveja e chopp é uma arte. “Comecei fazendo curso, gostei. Depois passei a produzir a cerveja e hoje estou muito feliz pela escolha”, comenta o cervejeiro Márcio Alexandre Ferreira da Kiezen Ruw de Guabiruba.
O advogado criminalista, Carlo Giovanni Lapolli da Handwerk, largou a profissão para virar cervejeiro. Fez um curso e logo se profissionalizou na área e passou a ensinar os segredos de uma boa bebida para os novos cervejeiros do estado e do Brasil. Recentemente ministrou um desses cursos em Blumenau para mais de 100 alunos, onde a grande maioria dos futuros cervejeiros eram de outros estados. “Foram apenas 17 alunos de Santa Catarina”, lembra.
Lapolli conta ainda que aos poucos é possível perceber um interesse maior das pessoas pelas cervejas artesanais. A fatia do mercado brasileira, segundo ele, ainda é pequena diante das grandes empresas. “As poucos as pessoas provam mais, entendem mais da produção, conhecem novos estilos e vão se apaixonando”, diz.
Moeda da festa
Na Bierfest o copo de chopp pilsen custa R$ 7,00. O chopp especial R$ 8,00 e os super especiais terão preços variados de acordo com cada fornecedor. Os portões da festa abrem todos os dias às 20h e entrada do evento é gratuita. A festa possui uma moeda especial o “Marrequinho”. A moeda em papel pode ser adquirida em um único caixa. Após trocar o Real pelo Marrequinho, o visitante poderá comprar chopp em qualquer uma das cervejarias.
Programação Sábado (24)
20h - Haus Musikanten
23h - Airon Santos
03h – Encerramento
Cervejarias participantes
Itajhay
Kiezen Ruw
Bierland
Container Britsh Beer
Wunder Bier
Germania
Borck
Zenh Bier
Germania
Handwerk
Das Bier
Saint Bier
Coruja