A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária na noite desta terça-feira (26) e aprovou, em regime de urgência, o reajuste dos servidores públicos municipais. A proposta aprovada prevê reajuste de 5% imediatos e 1.60% para setembro, a ser pago em outubro. A sessão foi presidida pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Foram analisados e votados dois projetos de lei do executivo e um decreto legislativo.
O vereador Haliton Kormann (MDB) comentou sobre sua indicação que solicita informações sobre a existência das licenças ambientais relativas à instalação do ponto de transbordo de resíduos sólidos na rua Independência, no Centro.
O parlamentar também mostrou otimismo após matéria jornalística de um jornal de circulação regional que trata da sinalização do Governo do Estado para realização de licitação para reforma da Escola Professor João Boos. O vereador pediu o envio de ofício para o novo secretário de Educação de Santa Catarina para que o mesmo informe o andamento oficial do processo.
O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) destacou ações do novo governo do estado, que nessa semana entregou através do governador Moisés da Silva (PSL) o projeto de reforma administrativa ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia.
O parlamentar também comentou sobre a instalação da terceira subestação da Celesc na região, que segundo ele irá beneficiar Guabiruba e os municípios da região.
O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) voltou a comentar sobre a reclamação de vereadores de oposição que criticaram a Secretaria de Educação sobre a questão que envolve o transporte universitário para o município de Blumenau. A problemática girou em torno de que o ônibus deixaria os alunos em um ponto em frente à FURB, sendo que a partir desse momento o deslocamento interno para outras instituições ficaria a cargo do usuário (aluno). Alguns vereadores de oposição classificaram essa ação como uma “sacanagem”.
Essa expressão foi motivo de revolta por parte do vereador Cristiano Kormann, que informou que o problema foi resolvido e que o transporte interno em Blumenau para outras instituição continuará sendo realizado.
O líder de governo afirmou que “sacanagem” era feita em outras administrações em momentos da história, quando o município de Guabiruba era motivos de manchetes de jornais e destaque em noticiários de rádios da região com escândalos de corrupção envolvendo horas máquinas, distribuição de britas e fraudes na aquisição de cadeiras odontológicas.
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) aprovou os reajustes e correções nos salários e no vale alimentação dos servidores do Poder Executivo, mas quando chegou o momento de deliberar sobre Decreto Legislativo que concedia o reajuste para os servidores do Poder Legislativo ele sugeriu a supressão do artigo que concedia um auxílio alimentação para os seis funcionários da Câmara Municipal. Como não teve o seu pedido aceito ele votou contra o decreto, sendo o único parlamentar contrário ao mesmo.
Waldemiro Dalbosco (Progressistas) destacou as aprovações dos reajustes aos servidores do Poder Executivo e Legislativo, destacando a importância da valorização dos trabalhadores.
A presidente da casa legislativa, vereadora Rosita Kohler também considerou importante reconhecer o trabalho dos servidores dos poderes executivo e legislativo. Ela também comentou sobre os debates entre parlamentares, classificando as divergências de opiniões com salutar para o processo democrático.
O vice-prefeito Valmir Zirke também esteve presente no encontro e ao final comentou sobre o reajuste dos servidores do Executivo, que foi concedido em acordo com o sindicato.



