Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (20), na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, anunciou um investimento de desenvolvimento do futebol no Brasil, chamado de Fundo de Legado da Copa do Mundo 2014. São 100 milhões de dólares que serão investidos em vários setores do futebol brasileiro para seu crescimento.
O acordo foi acertado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e terá foco em áreas como o desenvolvimento do futebol de base, do futebol feminino, iniciativas de saúde pública e prevenção de doenças, além de programas sociais para comunidades carentes, bem como desenvolvimento da infraestrutura do futebol nos 15 estados que não receberam jogos da Copa do Mundo.
Dos 100 milhões de dólares, 60 milhões serão destinados para a infraestrutura do futebol onde não aconteceram partidas da Copa, outros 15 milhões para o desenvolvimento do futebol de base e mais 15 milhões para o desenvolvimento do futebol feminino. Os outros 10 milhões serão divididos entre os objetivos restantes.
Com relação aos projetos de infraestrutura, o primeiro já está em fase avançada, no Pará. Todo o financiamento, monitoramento e controle ficam por conta da Fifa, enquanto a implantação de um projeto será de responsabilidade da CBF, através de aprovação prévia da entidade internacional.
Para controlar o dinheiro investido pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo, a CBF deverá enviar uma vez por ano, ou, assim que solicitado, relatórios financeiros e de atividades sobre o andamento dos projetos. Tal programa foi desenvolvido pela Fifa baseado no Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.



