Projeto voltado à eficiência têxtil
O Senai está promovendo pela segunda vez, no laboratório de ensaios físicos e químicos têxteis da unidade de Brusque, o Programa de Ensaios de Proficiência por Comparação Interlaboratorial (PEP). A ação é voltada para empresas do ramo têxtil.
O programa permite avaliar continuamente o trabalho dos laboratórios, orientado na detecção de erros, propiciando o aprimoramento das técnicas operacionais e a melhoria contínua da qualidade das medições.
A coordenadora do projeto, Rosalva Knihs Hoefemann, afirma que bons resultados nesse programa gera maior confiabilidade para clientes e desempenham importante papel na aceitação da confiabilidade para os clientes. Além disso, há o desempenho de importante papel na aceitação do laboratório pelos organismos creditados e/ou certificadores.
"Por todas as vantagens, é cada vez maior a participação das empresas em programas de proficiência que é considerada parte fundamental no sistema de controle de qualidade de laboratórios", considerou Rosalva.
No laboratório de proficiência é feito o teste do produto têxtil para ter certificação de qualidade para a comercialização. Hoje, o Senai atende empresas de todo o País.
Colaboração Valdomiro da Motta


