As comemorações dos 150 anos de criação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro continuaram na região do Vale do Rio Tijucas durante o final de semana. E a comitiva participou de um evento importante, que teve sua origem em 2016, quando foram comemorados 180 anos do início da imigração italiana no país.
No último sábado (11), após visitas na cidade de Nova Trento, uma assembleia criou a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, na localidade de Colônia, município de São João Batista. A reunião aconteceu no salão anexo à igreja São José.
Antes da assembleia, o Bispo Emérito da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Vitus Schlickmann Roetger presidiu uma missa, que contou com a presença do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Após a missa, aconteceu a assembleia fundacional.
Dom Vitus destacou a satisfação em fazer parte das comemorações e presidindo a missa do sábado. Já o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido reafirmou a alegria em reviver e também escrever a história de um momento importante para o bairro Colônia e para a comunidade de São João Batista.
O prefeito também destacou a importância do evento por conta do prestígio de diversas autoridades e também do Príncipe Imperial do Brasil ao longo de toda a programação que envolveu Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista.
A diretoria executiva da associação foi eleita através de votação e conta com várias pessoas de toda a região.
“Apesar de só agora ser criada a associação, é possível ainda resgatar a história da comunidade, das famílias e fazer com que as crianças possam conhecer a riqueza dessa história”, afirmou José Sardo, o popular Saulo, presidente da associação em seu discurso de posse.
Saulo também enalteceu a iniciativa de Paulo Vendelino Kons em iniciar a criação da associação, justamente pelo resgate da história e dos valores da imigração italiana na região.
Paulo, em sua fala, enalteceu o objetivo do resgate e preservação da memória, através da difusão do conhecimento da história da chegada dos imigrantes do Reino da Sardenha, na Itália. A Colônia Nova Itália foi instalada em 1836, e a associação vem para estabelecer o respeito pelo passado. O estudo do italiano será iniciadoo para que a língua original da colônia seja de conhecimento de grande parte da comunidade.
Diretoria Executiva - Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil
Diretor presidente – José Sardo
Diretor vice-presidente – Wander Valério Vieira
Primeira secretária – Rosana Sardo Kreusch
Segunda secretária – Danielle Mariel Heil
Primeira tesoureira – Liliani Tomazoni
Segunda tesoureira – Ana Paula Zunino
Diretor executivo – Sebastião Sardo
Diretor executivo adjunto – Hélio Paulo Sartori
Diretoria de Planejamento, Gestão, Estratégia e Avaliação – Plácido Vargas
Diretoria de Pesquisa, Estudo, Formação e de Registro Histórico-Editorial – Dirlei Silva
Diretoria de Ensino – Juliano Mazzola
Diretoria de Estrutura Promocional – Maria Aparecida Steil Silva



