Falta de qualificação emperra contratações em Brusque
A falta de qualificação continua sendo o grande entrave para preenchimento de vagas de emprego na cidade de Brusque. A afirmação é do diretor do Sine local, Fernando de Castro. Durante entrevista ao programa Rádio Revista idade, da Rádio Cidade, desta sexta-feira (27), ele disse que a procura por colocação tem crescido, mas acaba esbarrando nesse problema para se concretizar.
Segundo ele, o órgão faz uma espécie de recrutamento e disponibiliza para as empresas darem sequência. No entanto, a maior parte destas pessoas acaba por não conseguir se colocar. Um dado que corrobora essa situação, ainda de acordo com o diretor do Sine, foi citada por ele e se refere a abril do ano passado. Dos mais de 900 encaminhados, apena sum foi efetivamente contratado.
Segundo Fernando, o Sine vem buscando aprimorar o contato com as empresas para acompanhar o andamento destes encaminhamentos. Isso porque a maioria delas não informa o órgão quando da contratação ou não das pessoas encaminhadas. Por isso, o Sine procura fazer contato frequente para ter esse dado.
“A cada 15 dias, fazemos o contato com as empresas para saber disso”, frisou ele.
Uma das ações adotadas pelo órgão para auxiliar na recolocação de pessoas no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, ajudar as empresas a identificarem esta mão de obra é o Mutirão do Emprego. A segunda edição do evento, realizada no mês de março, teve mais de 600 encaminhamentos, afirmou Fernando.
O Sine de Brusque funciona no Centro da cidade, na Praça da Cidadania. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. O telefone de contato é o 33559763.