Na noite desta terça-feira, 12, a Câmara de Vereadores de Guabiruba realizou a segunda sessão ordinária do mês de março, sendo os trabalhos comandados pela presidente vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Na oportunidade a palavra livre foi utilizada por sete parlamentares que trataram dos mais diversos temas de interesse da coletividade.
Na ordem do dia, foi aprovado em segunda discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária 03/2019, que deu nova redação ao artigo 17 da Lei 1.663, da Lei Orçamentária Anual na questão referente às metas fiscais.
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) solicitou que o departamento de obras do município use de formas mais eficazes para realizar os consertos de buracos em vias pavimentadas, para que não seja necessário o retrabalho, sendo assim, não desperdiçando recursos públicos. Foi citado a necessidade de melhorias na rótula da empresa Nertex, bairro Imigrante e trechos da rua Brusque.
O parlamentar também externou seu descontentamento com o horário programado para realização de audiência pública para discutir o Plano Diretor. Segundo o parlamentar ao marcar uma audiência para às 15 horas, impede que muitos trabalhadores possam participar.
O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) falou sobre as obrigações dos munícipes para o cumprimento da Lei Municipal n.º 505/94, que trata da construção e manutenção das calçadas por parte dos proprietários e também outras obrigações. Mas, a crítica do parlamentar foi contra a falta de fiscalização e punição por parte da atual administração, que segundo o vereador está deixando muito a desejar.
O vereador lembrou ainda que no ano anterior o legislativo aprovou projeto que autorizava a prefeitura a contratar fiscais, mas, mesmo com essas contratações nada mudou.
Já Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) pediu explicações para a Secretaria de Planejamento sobre a ausência de placas de logradouros em ruas do bairro Guabiruba Sul, fato que acarreta em problemas para a entrega de correspondência e outras situações.
O vereador também informou que apesar de já ter pedido várias vezes em tribuna, ainda não foi atendimento para a construção e recolocação de abrigos de ônibus em pontos da cidade. Por fim, comentou sobre a precariedade da rua Pedro Zimmermann, bairro Guabiruba Sul, que está com sérios problemas.



