Projeto inicia sexta-feira
Os alunos da Escola de Educação Fundamental Theodoro Becker, do bairro Batas, a partir de sexta-feira (12) colocarão em prática o programa Um Computador por Aluno (ProUCA), do governo Federal, que tem por objetivo garantir a inclusão digital dos estudantes e da comunidade.
São 440 alunos de 3 a 16 anos fazendo parte do projeto, mas serão entregues 496 laptops, porque 56 ficarão na reserva. A entrega será às 8 horas. Os computadores foram entregues pelo governo Federal no dia 22 de setembro passado. Após o período de treinamento, 28 professores e 20 estudantes, monitores do programa, serão responsáveis por orientar os demais. Brusque é uma das oito cidades de SC a receber o projeto.
Para fazer parte do programa, a escola deveria ter menos de 500 alunos, mas chegar o mais próximo possível desse número. Todos os professores da escola estão participando de treinamento de softwares (programas para computador).
Cada professor vai adaptar o projeto à disciplina que leciona e será ele quem decidirá o momento em que o aluno utilizará o computador e para quê fins. Os alunos poderão levar os computadores para casa e, assim que os alunos forem saindo da escola, deverão devolver os laptops. Eles receberão orientação para cuidar do equipamento, mas caso danifiquem os computadores, existe uma equipe técnica para reparo
De acordo com a coordenadora do projeto em Brusque, Carolina Vogel, o computador não tem valor comercial. "Ele foi projetado para fins educacionais e é monitorado pelo governo Federal. Eles sabem quando o laptop está ligado e se ficou muito tempo desligado. É uma maneira de controlar o projeto", afirmou Carolina.


