Candidaturas femininas ainda em baixa
Apesar de haver uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando que os partidos reservem uma cota de ao menos 30% das vagas para serem preenchidas por mulheres nas disputas eleitorais, a participação feminina na política ainda é tímida. O pleito deste ano em Brusque, por exemplo, terá a presença de apenas 20 candidatas concorrendo à Câmara Municipal. Duas a menos que em 2004. Já nas chapas majoritárias, nenhuma das coligações tem postulantes femininas ao Executivo.
Dos 16 partidos que concorrem às eleições deste ano no município, apenas três atingiram a cota dos 30%. Proporcionalmente, no caso do Legislativo, se for comparado o número total de candidatos com a quantidade de mulheres que decidiram concorrer, a eleição de 2008 terá percentual maior que a anterior. Em 2004, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) registrou 110 candidatos postulantes às dez vagas na Câmara. Destes, 22 eram do sexo feminino. Este ano serão 90 candidatos no total, sendo 20 mulheres.
A baixa quantidade de mulheres que concorrerão às eleições deste ano se repete nos municípios de Guabiruba e Botuverá. Dos 45 candidatos que vão disputar as nove cadeiras da Câmara de Guabiruba, apenas quatro são mulheres em dois dos seis partidos que estão na disputa. Isso equivale a menos de 10% do total. Em Botuverá a situação é a mesma: apenas seis de um total de 33 candidatos são mulheres.



