As reformas da legislação trabalhista e da Previdência estão prestes a ser enviadas à Câmara dos Deputados e ao Senado pelo governo federal. Pontos como ampliação da jornada de trabalho diária e aposentadoria mínima de 65 anos para homens e mulheres, entre outros, são alguns dos pontos polêmicos de ambas as propostas.
Na próxima quinta-feira (23), um evento com especialistas em direito previdenciário e trabalhista vai apontar o porquê de as medidas, da forma com estão, tendem a prejudicar milhões de pessoas em todo o país. O seminário será realizado pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região. O evento começa às 18h, no auditório do Sintrafite, na Rua Tiradentes, 35, no Centro. A participação é gratuita é aberta à toda a população.
“Toda a comunidade está convidada. Todos os trabalhadores e trabalhadoras que têm dúvidas, que querem saber o que está previsto nestas propostas podem e devem participar. A população precisa entender, de fato, o que tem dento dessas propostas”, frisa a secretária do Fórum, Marli Leandro.
Advogado especialista em Previdência Social, o sindicalista João Decker, coordenador do Fórum, afirma que as medidas que constam nos projetos, principalmente do da reforma da Previdência, soam como um “pacote de maldade” do governo para com os assalariados e trabalhadores.
“Do jeito que eles querem fazer não dá. Se nós tivéssemos deixado em caixa todo da Previdência todo o dinheiro arrecadado até hoje, teríamos trilhões de reserva para o futuro. Mas como o governo administra todo esse dinheiro, podia usar como podia. E esse dinheiro não retornou para o caixa da Previdência”, disse ele aso programa Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (17) ao falar sobre a DRU (Desvinculação das Receitas da União). Trata-se de lei aprovada e que permitiu que o governo retirasse um percentual do que é arrecadado pela previdência Social para utilizar em outros setores, conforme entendesse ser necessário.
O seminário da próxima quinta-feira terá palestras com dois advogados. Jairo Luiz Rodriguez atua na área trabalhista. Matusalém dos Santos é especialista em Direito Previdenciário e Constitucional.
A participação no evento é gratuita e aberta ao público. Inscrições podem ser feitas na hora ou de forma antecipada, através do telefone 47 3351-1373. Ou no Sintrivest, na Avenida Arno Carlos Gracher (Beira Rio), número 323.




