Promessa é de fechar cerco no Azambuja
Após o flagrante realizado no fim de tarde desta terça-feira (29), o delegado Alex Bonfim Reis, responsável pela investigação que culminou na prisão de Jean Paiva Guapiano (24) e Franciele do Carmo Almeida (19), explicou, entre outros tópicos, o chamado Modus Operandi do casal que traficava entorpecentes na Rua Azambuja.
Indagado sobre a operação, Alex diz que foi uma investigação que levou cerca de dez dias para ser concluída . “A nossa preocupação era conseguir provas do envolvimento do casal. No meio da semana passada, já tínhamos provas que a mulher vendia drogas, mas tínhamos ciência de que o namorado também exercia esse trabalho”.
Provas recolhidas, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC), em conjunto com o Pelotão de Patrulhamento Tático e o serviço reservado da Polícia Militar (P2) deu, então, andamento ao mandado de busca e apreensão. “Esse ano pretendemos combater de forma ferrenha as irregularidades que vêm acontecendo no Bairro Azambuja”, ressalta o delegado.
Nos dez dias de operação, os investigadores chegaram a testemunhar, em certa ocasião, quinze usuários que foram ao local, a fim de comprar drogas. A participação da população, segundo ele, é fundamental. “As pessoas que permitem que esse tipo de crime seja praticado em sua rua, estão, de certa forma, colaborando com o crime”, cita o delegado. Ainda segundo ele, o comércio de drogas era baseado quase que exclusivamente no crack. “A média era de R$ 50 por porção”, continua ele.
Um fato que chamou a atenção no desenrolar das investigações foi de que a corretagem era feita na presença do filho pequeno do casal, entregue aos avós logo após a prisão. Apesar do que se pensa “era um apartamento, até, considerável”, conforme relatou o delegado.
Reis destaca , ainda, que o problema do Bairro Azambuja não é exclusivo da polícia. “Tem que haver um conjunto de esforços, não só da prefeitura, bem como do órgão responsável por fiscalizar essas moradias”.
Essa é a primeira operação deflagrada no ano de 2013, que resultou na prisão de suspeitos de tráfico de drogas.


