Acidentes sem vítima podem ser registrados na internet

A Delegacia Geral da Polícia Civil e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil junto ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), tornou possível registrar Boletim de Ocorrência de acidente de trânsito sem vítima, acessando a página da Polícia Civil (www.pc.sc.gov.br), link Delegacia Eletrônica.
O registro é simples e feito pelo interessado preenchendo os campos disponibilizados com os dados do acidente, dos envolvidos e dos veículos, sendo que, ao finalizá-lo, recebe um número de protocolo por e-mail. Em poucos minutos, o registro é analisado e homologado por policiais civis plantonistas da Central de Informações de Ocorrências Policiais (CIOPOL). Finalizada a análise e homologação do Boletim de Ocorrência, o interessado recebe novo e-mail com a confirmação do protocolo e um código de validação, permitindo a impressão do documento.
Junto com a impressão do boletim de ocorrência, é imprimido o código de validação do Boletim de Ocorrência, suprindo a falta de assinatura e tornando-o válido para os efeitos legais.
"Frisa-se que esta finalidade de registro, depois de homologada, terá os dados disponíveis para as consultas policiais, ao contrário da antiga Delegacia Eletrônica", apontou o Diretor de Inteligência da Polícia Civil, Antônio Alexandre Kale.
Segundo Kale, o próximo passo será migrar os atuais registros disponíveis (Perda de documentos, Perda de objetos, Furto de celular, Denúncia identificada, Denúncia anônima, Ameaça e Danos causados por fenômenos naturais) para a nova Delegacia Eletrônica, processo já iniciado, e disponível no mesmo endereço para registro.
Sobre a Delegacia Eletrônica:
É um serviço de registro de ocorrências disponibilizado ao Cidadão via Internet, 24horas por dia e 7 dias na semana. Desde março de 2002 a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina disponibiliza este serviço de auto-atendimento na qual é o próprio cidadão quem efetua o registro. Seu objetivo é fornecer comodidade ao cidadão no registro de alguns tipos de ocorrência por meio de um microcomputador conectado à Internet, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia.
O serviço atende as seguintes modalidades de ocorrências: Perda de Documentos; Perda de Objetos; Furto de Celular; Denúncia; Denúncia Anônima; Ameaça e Dano causado por Fenômenos da Natureza; e agora, Acidente de Trânsito Sem Vítima. A ferramenta já permitiu o registro de mais de 117 mil ocorrências em 2014, 101,766 mil em 2013, 76,827 mil em 2012 e 57,352 em 2011, o que totaliza mais de 353 mil registros e evidencia a alta procura pelo serviço.


