O professor de italiano Juliano Mazola, esteve na Rádio Cidade e falou sobre o acontecimento que vai marcar o Sesquicentenário de Fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro. Evento vai ocorrer nas cidades de Brusque, Nova Trento e Botuverá a partir do dia 10 de março.
Mazola ressaltou a importância dos 150 anos, quando na confluência do Ribeirão Águas Claras com o rio Itajaí Mirim e território equivalente aos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento (atingindo até a localidade do Krecker, em São João Batista) e margem direita de Brusque se instalou a Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro no ano 1867.
Além de receber em seus primeiros anos mais de 1000 imigrantes de língua inglesa, na Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro chegaram os primeiros poloneses que emigraram para o Brasil (16 famílias originárias da região de Slansk (Silésia), em agosto de 1869) e, após unificada administrativamente com a colônia Itajahy, mais de 11 mil imigrantes de língua italiana, dentre os quais Amábile Lúcia Visintainer (Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus).
“Os italianos que saíram das regiões do Vêneto, Lombardia e do Trentino Alto Ádige (com passaporte Austríaco), chegaram por conta da crise que afetava a Europa, em função da revolução industrial que afetou o sistema de produção agrícola”, lembrou Mazola.
O professor ressaltou também as duas obras do escritor italiano Renzo Grosselli Formato que valorizam e contam a história da saga dos italianos, que vieram para a região. A primeira obra que tem o título “Vincere o Morire” (Vencer ou Morrer), especificamente editada e traduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a lista completa dos passageiros que saíram da Itália, e para nossa região vieram.
A segunda obra de Grosselli, “Noi tirolesi, sudditi felici di Don Pedro II” (Nós Tiroleses Súditos Felizes de Dom Pedro II) será entregue ao Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel e sobrinho bisneto do Príncipe Dom Pedro.
Mazalo disse que nesta obra o escritor pesquisou cartas envidas do Brasil para a Itália, mencionando a alegria dos imigrantes de possuírem alimentos, terra e trabalho agradecendo Dom Pedro II. “Este testemunho está neste livro, essa visão historiográfica positiva”
Professor Mazola estará ensinando o idioma italiano às pessoas que desejarem aprender, numa parceria com o “Circolo Trentino di Brusque”. Inscrições abertas pelo telefone 3355-1605. “Além dos estudos da gramatica, também se ensina a história e a cultura italiana”, ressaltou. O primeiro encontro vai acontecer no dia 13 de março.