Os 90 anos de padre Eloy
Uma missa de ação de graças no Santuário de Azambuja, às 10 horas do dia 13 de novembro, marcará a celebração do 90º aniversário do padre Eloy Dorvalino Koch, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Os cantos litúrgicos serão entoados pelo coral São Luís Gonzaga. O Grupo Amigo do Canto Alemão se apresentará no almoço por adesão que será servido no Restaurante Vô João (rua Santa Cruz, bairro Águas Claras), após a celebração da Santa Missa.
"Vamos juntos louvar a Deus e prestar justa homenagem a quem tem se doado pelo Reino de Deus e há 67 anos pela comunidade brusquense", destacou o padre Ari Erthal.
Filho de Maria Lúcia Momm e José Carlos Koch, Dorvalino Koch nasceu em 15 de novembro de 1920, na localidade de Rio Cachoeirinha, no município de Orleans. Cursou o ensino primário em Ituporanga e, o secundário e o superior na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, em Corupá, Brusque e Taubaté (SP). Foi ordenado presbítero em 11 de julho de 1948. Licenciado em Filosofia pela PUC de Curitiba. Curso de Pedagogia Religiosa no Instituto Católico de Paris, França. Mestrado e Doutorado pela USP, na área de Filosofia e História. Lecionou na Uunifebe, Univali, Unerj (Jaraguá do Sul) e Furb (Blumenau).
Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é membro da União Brasileira de Escritores (SC), fundador do Arquivo Provincial Padre Lux, em Brusque, do Museu do Artesanato Catarinense (MAC), do Parque da Santur, em Balneário Camboriú, e do Museu dos Pioneiros, em Ituporanga.
Juntamente com Ayres Gevaerd, foi um dos fundadores da Sociedade Amigos de Brusque, a mantenedora de Casa de Brusque e é integrante da comissão organizadora dos festejos do sesquicentenário de Brusque. Padre Eloy escreveu a obra Catolicismo Centenário de Brusque, em 1956, quando visitou todas as igrejas que faziam parte da comunidade católica de Brusque, inclusive as de Vidal Ramos, Botuverá e Guabiruba.
Em parceria com Antônio Neco Heil, publicou o livro Clube Atlético Carlos Renaux, ex-Sport Club Brusquense, o Vovô do Futebol Catarinense. É autor de inúmeras outras obras abordando a história, a educação e a religião. Padre Eloy reside no Convento Sagrado Coração de Jesus, na avenida das Comunidades, no Centro de Brusque.
Para participação no almoço do Vô João (R$ 12), as presenças devem ser confirmadas pelos telefones 3351 1258 e 3351 1063 (Paróquia São Luís), 3351 9614 (Paróquia São Judas) ou 3351 8280 (Restaurante Vô João), até 11 de novembro.
Colaborou Paulo Kons



