A secretária de Saúde de Brusque, Ana Baron Ludvig, afirmou que entre os objetivos e desafios para o ano de 2015 é manter o percentual de investimentos na área de saúde acima dos 20%. Neste ano de 2014, o percentual de investimento chegou aos 22% da receita, ou seja, 7% a mais do que determina o Ministério da Saúde que é de 15%.
Com um aporte forte de investimentos, também veio o reconhecimento desse trabalho realizado em Brusque, como a avaliação no ranking dos serviços de saúde pública de Santa Catarina divulgada pelo relatório do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (NEPAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que Brusque obteve a nota de 6,56, a melhor avaliação em comparação as demais cidades do Vale do Itajaí, superando cidades como Balneário Camboriú que obteve a nota de 5,94, e Itajaí que ficou com 5,80.
O NutriSUS, inserido pelo programa Saúde na Escola com o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil e prevenir deficiências nutricionais, também foi referência no estado. Recentemente, uma comitiva de profissionais da saúde e educação de Barra Velha veio à Brusque conhecer o trabalho realizado. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com suas duas equipes também tiveram seu trabalho reconhecido no II Encontro Estadual do NASF, em Florianópolis, no mês de novembro.
A secretária destacou ainda o recebimento da Menção Honrosa para as Melhores Práticas em Saúde Bucal de Santa Catarina entregue na Assembleia Legislativa, na capital. A vinda dos auditores do Ministério da Saúde, Washington Reitz e Aparecido da Costa que também avaliaram positivamente o trabalho da saúde no município.
Foram vários investimentos em diferentes áreas que propiciaram ao município dar um salto na qualidade de vida de sua população. A secretária enfatizou que é ciente de que outros investimentos são necessários, mas o importante é que Brusque já avançou, e muito, nessa área, tanto que foram diversos reconhecimentos em nível estadual e nacional pelo trabalho.
Para 2015, além da construção de novas Unidades Básicas de Saúde, o grande salto para a saúde de Brusque será a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que irá concentrar diversos serviços de atendimento à população, desafogando especialmente os atendimentos de emergência que hoje são concentrados no Hospital de Azambuja.
Publicado por Lana Martins




