Municípios realizam inquérito epidemiológico de Covid-19

Dentre 8 e 13 de dezembro, os municípios de Apiúna, Ascurra, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba e Pomerode realizarão o inquérito epidemiológico de Covid-19. O objetivo é verificar o estado atual de circulação viral no município, subsidiar o planejamento de ações pelo Executivo local e monitorar os casos ativos. A iniciativa é uma parceria da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Durante os dias da pesquisa, serão aplicados em torno de 400 testes do tipo IgG/IgM em cada um dos municípios. O número de amostras calcula a aplicação dos testes e a obtenção de resultados com margem de erro amostral de aproximadamente 5%, que é considerado um nível adequado para os objetivos da pesquisa e de acordo com os recursos disponíveis. A seleção das pessoas escolhidas para os testes será de forma aleatória, com sorteio dos domicílios e distribuição geográfica por bairros ou microáreas da cidade, a fim de gerar um retrato legítimo da situação do município.
As cidades em que será aplicada a pesquisa são, Apiúna, Ascurra, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba e Pomerode. Os testes foram adquiridos pelo Cisamvi, que é uma instituição pública criada para a gestão associada de serviços na área de saúde, e seguiram rigorosamente os padrões exigidos pela UFFS para aplicação da pesquisa conforme padrões de qualidade. Amostras dos produtos foram testadas antecipadamente para garantir os padrões de sensibilidade e especificidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


