Com o intuito de potencializar o pleno desenvolvimento infantil e prevenir deficiências nutricionais, o Programa Saúde na Escola de Brusque implantou, no começo de outubro, o programa NutriSUS. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.
Devido ao sucesso de execução do programa na cidade, uma comitiva de profissionais da saúde e educação de Barra Velha se deslocou a Brusque para conhecer o trabalho realizado. Eles visitaram a Secretaria de Saúde e o Centro de Educação Infantil Emília Floriani, no Bairro Santa Terezinha, uma das unidades onde o programa foi implantado. Os profissionais conheceram a estrutura de implantação do NutriSUS, o preparo prévio de educadores e o sistema de articulação implantado.
De acordo com a enfermeira, Juliana Ventorini, o programa foi bem-sucedido devido à capacitação e o planejamento feitos previamente à chegada dos sachês do NutriSUS. “Brusque fez o preparo antes, as pessoas já estavam capacitadas e quando o material chegou já foi implantado imediatamente”.
Os pais das crianças que vêm tomando os suplementos notam um sistema imunológico fortificado, com diminuição de febres e resfriados. O Ministério da Saúde informou que passará a apresentar o relatório do programa brusquense em outras cidades do Brasil como referência para a sua implantação.



