A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Brusque estava realizando rondas de rotina na madrugada desta quarta-feira (3), por volta das 3h30min, quando, na Rodovia Antônio Heil, se deparou com um veículo Fiat Fiorino, de cor branca, ano 97, placas de Tijucas. No interior do veículo estavam dois homens, que demonstraram temor ao avistarem os policiais.
Desconfiados de que algo errado estava ocorrendo e, também, por se tratar de um veículo com as mesmas características de um automóvel que vem sendo utilizado por ladrões “caixeiros” que agem nas agências bancárias da região, foi dado ordem de parada ao motorista. Porém, ele não obedeceu e iniciou a fuga, sendo acompanhado de perto pelos policiais militares.
O condutor, que deixava Brusque em direção a Itajai, decidiu seguir para a Estrada da Fazenda e em um local próximo a um matagal abandonou o veículo, junto com seu comparsa, se embrenhando em um matagal. Dentro do veículo foi encontrada uma carga de palmito extraída recentemente e embalada em maços. O veículo foi conduzido para a Delegacia de Brusque e a carga de cerca de 400 cabeças de palmito entregue no plantão.
CRIME AMBIENTAL
No mínimo, o responsável pela carga poderá responder por crime ambiental (artigo 39 da Lei nº 9.605/98), mas ainda é possível que o palmito tenha sido furtado de propriedades rurais da região, agravando a situação. A Polícia Civil não informou o destino final do produto apreendido, mas pode servir para alguma entidade social, por se tratar de um alimento.