Na noite desta quarta-feira (26), exatas 1.665 crianças mostraram que existem muitas coisas para se dedicar nas suas vidas, que está apenas começando, ao invés de estraga-las aderindo ao uso de drogas. Em mais uma super formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), emoção e alegria não faltaram. A cerimônia que praticamente lotou a Arena Brusque a partir das 19h, reuniu estudantes do quinto ano de toda a rede pública municipal, estadual e, também, particular de Brusque.
De acordo com o major PM Adair Alexandre Pimentel, comandante do Proerd em Brusque, 100% dos quintos anos de todas as escolas do município foram atingidas e isso é um fato notável. “E nós queremos agradecer o poder Judiciário, à Prefeitura, as escolas públicas e particulares, nossos alunos e os pais que acreditaram no nosso programa [...] a formatura é uma aula. Os alunos fazem a última aula. Eles vão sair daqui vacinados contra as drogas, pois, a formatura contagia à todos”, comenta.
Pimentel também relatou que o programa, nos dias de hoje, foi remodelado ao jovem atual, com apenas dez encontros (antes eram dezoito, o que o oficial classificou como maçante). Com a metodologia e a didática sendo moldada a cada ano que passa, os jovens ficam mais atenciosos aos conteúdos repassados.
Durante o ato, vários outros momentos destacaram-se. Entre eles, a homenagem a policiais veteranos no programa educacional, os discursos feitos pelas autoridades e políticos presentes e, também, as brincadeiras feitas pelos instrutores. Porém, a hora mais esperada foi a do sorteio dos mascotes Daren, os leõezinhos de pelúcia que simbolizam o Proerd.
A reportagem de Rádio Cidade também conversou com um dos instrutores Proerd. Trata-se do querido pelas crianças, cabo PM Eduardo José Duarte. Segundo ele, não é nenhum exagero dizer que o trabalho feito com as crianças resultou em muitas vidas salvas e retiradas da criminalidade. “É uma semente que plantamos já cedo. Essa semente procuramos fazer germinar e dar bons frutos. O Proerd em Brusque já é um sucesso. Passamos de 20 mil crianças atendidas. Ou seja, quase 20% da população brusquense”, afirma.
Liberação das drogas
Se por um lado existem programas de resistência às drogas como o Proerd e vários outros, por outro, existem muitas pessoas e, inclusive, políticos, querendo por toda maneira a descriminalização e, também, a legalização de algumas drogas. Para Duarte, apesar de tentar compreender a proposta destes indivíduos, ele não aceita tal proposição. “Não posso falar pela instituição, falo pela minha pessoa. Eu e outros integrantes não concordamos. Eu tenho 17 anos como policial. Eu já vi muita coisa. Hoje é uma maconha, amanhã pode ser algo mais pesado. É uma porta de entrada para situações piores, tanto para a sociedade, tanto para o cidadão”, finaliza.
Os policiais envolvidos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência são: major PM Adair Alexandre Pimentel (coordenador), soldado PM Günter Gums, soldado PM Guilherme Sedrez, cabo PM Eduardo José Duarte e cabo PM Darci José Petri (instrutores).




