Nesta sexta-feira (28) acontece no Brasil a promoção Black Friday (sexta-feira negra). O dia que dedicado a descontos especiais aos clientes é antigo, na verdade, e já acontecia na década de 60, quando oferecia naquela época descontos de até 90%.
O dia de promoção com super desconto ainda é realizado em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Com a avanço da internet e sua utilização também para compra e venda, o Black Friday voltou com grande força no país. São centenas de lojas nos mais variados ramos que se programam para ótimas vendas durante este dia em específico.
Apesar das infinitas ofertas, existem também aqueles que se aproveitam do momento para lesar pessoas menos atentas as artimanhas das negociações feitas via internet. Atento a esta preocupação, o Procon de Brusque alerta para alguns cuidados necessários no momento das compras online. O diretor geral do Procon de Brusque, Luis Carlos Schlindwein, lembra que pessoas mal-intencionadas se valem deste evento para aplicar fraudes através de sites não confiáveis.
Para evitar complicações, é importante que o consumidor tenha conhecimento sobre a loja virtual que pretende visitar, buscando endereços que utilizem meios de pagamento seguros e redobrando o cuidado com aqueles que exigem pagamento por depósito em conta bancária.
O Procon ressalta que a propaganda enganosa é uma infração passível de punição que pode variar de advertência, multa ou até a suspensão da atividade da empresa. Por isso, caso o consumidor constate alguma irregularidade cometida pelas lojas durante o Black Friday, deve juntar provas (impressão das informações expostas no site, por exemplo) e se dirigir ao Procon para registrar a reclamação.



