Os brusquenses que ainda não conhecem o funcionamento do Sistema Único de Saúde poderão contar em breve com uma cartilha especial com todas as informações necessárias para orientar os usuários que precisarem utilizar o serviço. O material foi preparado pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e deverá ser distribuído à comunidade em um formato prático, ideal para guardar no bolso ou na carteira.
Com texto simples e linguagem acessível, a Cartilha do SUS informará qual o passo a passo do atendimento – desde as Unidades Básicas de Saúde até as consultas com especialistas e realização de exames. A secretária de Saúde, Ana Ludvig, explica que a ideia de produzir o material surgiu como forma de responder às dificuldades encontradas por alguns usuários que ainda desconhecem o SUS.
A cartilha ficará à disposição dos usuários nas UBS e será mais um subsídio para que a Rede Municipal de Saúde possa auxiliar a comunidade no atendimento. “Nossa intenção é orientar a população para que todas as pessoas saibam os principais serviços que podem procurar e onde irão encontrá-los. Já apresentamos o conteúdo ao Comusa para que os conselheiros também conheçam a proposta e possam sugerir melhorias”, explica Ana.
Entre os tópicos abordados na cartilha estão dicas de prevenção à saúde, quando chamar o SAMU, como fazer o Cartão Nacional de Saúde, como ser atendido e o que acontece após o primeiro atendimento, medicamentos, consultas com especialistas, exames, e ainda as diferenças entre urgência e emergência e quando procurar o Pronto Socorro.
SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal para ser o sistema de saúde dos brasileiros.




