Considerada a maior ação programada da segurança pública, a Operação Veraneio será lançada no próximo dia 4 em Santa Catarina. Ela consiste no planejamento e na execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas que visitam o estado na alta temporada.
O secretário adjunto da Segurança Pública, Fernando Rodrigues de Menezes, acompanhado do diretor de Integração da SSP, delegado de polícia César Amorim Krieger, coordenou na tarde desta segunda-feira (24) reunião preparatória da Operação Veraneio 2014/2015. O encontro definiu a atuação das instituições que irão participar da cerimônia de abertura, às 10h, na Avenida Beira-Mar, do Estreito, em Florianópolis.
A SSP projeta um investimento de mais de R$ 20 milhões, que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, na contratação dos guarda-vidas civis e na alimentação. Nesta temporada, serão empregados dez mil profissionais da segurança pública. A operação será concluída em março de 2015.
Ela começa com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho divididos em 155 praias e balneários de 34 municípios do estado. Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares, em mais de 280 postos de observação no Litoral e no interior. Neste ano, a novidade fica por conta da implantação do serviço no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste, e da capacitação do guarda-vidas para orientação ao turista.
No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar realizou cerca de 200 salvamentos com recuperação (banhistas que sobreviveram). Deste total, 188 foram em praias. Quase cinco mil banhistas foram levados pela correnteza em rio ou mar e resgatados por guarda-vidas. Na prevenção contra afogamento, cerca de 3,5 milhões de pessoas foram abordadas na situação de risco.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal de Florianópolis, Marinha do Brasil, Infraero e Departamento de Polícia Federal.