AmpeBr realiza missão internacional

A partir deste sábado, 22 de novembro, até o dia 2 de dezembro, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realiza, em parceria com o Sebrae/SC, mais uma Missão Internacional. Como parte das ações do Projeto Moda Catarina, desta vez o destino grupo de empresários e estilistas são as cidades de Berlim (Alemanha), Madri e Bilbao (Espanha).

Além de visitar centros de referência, instituições de tecnologia para o setor têxtil, lojas conceito e magazine, que são referências internacionais da Moda, o grupo também irá visitar e compartilhar experiências com empresários alemães e espanhóis que participaram do programa Aprender a Crescer. Na oportunidade os europeus apresentarão aos brasileiros os resultados das ações já realizada na Alemanha e Espanha e que foram iniciada recentemente nas empresas brasileiras participantes do Moda Catarina.

Ações internacionais

O Aprender a Crescer tem como objetivo desenvolver e fortalecer as capacidades necessárias para que as empresas sejam mais competitivas, principalmente em tempos de turbulência econômica. “Este é o primeiro grupo de empresas no Brasil a seguir todas as etapas previstas na metodologia Aprender a Crescer e acreditamos que a troca de experiência com empresários alemães e espanhóis, que já participaram da implementação da metodologia, trará novos conhecimentos que poderão ser aplicados diretamente aos negócios de Brusque. Além disso, também os poderemos avaliar a forma como estamos conduzindo os trabalhos junto às empresas da região”, explica o coordenador de Gestão Estratégica do Sebrae/SC, Jackson André da Silva.

Para a vice-presidente da AmpeBr, Aparecida Leite, a missão será extremamente válida, já que além das referências mundiais da moda, os participantes poderão ter um retorno prático do Aprender a Crescer. “Esperamos que o grupo volte com uma bagagem muito boa para que possamos produzir o que há de melhor das tendências mundiais do Inverno de 2015 em nossa região”, frisou.

Programação

Em Berlim, estão previstos alguns locais de referências para as visitas e pesquisas de moda, como a Galeria Kaufhof e a Alexa, ambas na Praça Alexanderplatz, o bairro Prenzlauer Berg, o Hackescher Markt, entre outros.

Já em Madri a rua Fuencarral , a Gran Vía, o Mercado de Fuencarral e a calle Serrano,  são alguns locais que devem ser visitados, além das galerias El Corte Inglés, El Jardín de Serrano e o Centro Comercial ABC.

Também acompanham o grupo o coordenador de Gestão Estratégica do Sebrae SC, Jackson André da Silva, um representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a estilista da AmpeBr, Ellen Caroline Rossi.

Saiba mais

A metodologia Aprender a Crescer foi desenvolvida por meio da sua aplicação em 124 pequenas e medias empresas alemãs. Iniciada em 2008 pela Wiesbaden Business School, a metodologia atualmente está sendo aplicada na Espanha, na comunidade autônoma País Basco, e as empresas alemãs e espanholas têm demonstrado diversos resultados, entre eles: aumento na rentabilidade, em qualidade (certificações ISO), melhoria no fluxo de produção e de comunicação, mudanças culturais que têm levado a melhoria na estrutura e na divisão de responsabilidades e diversificação de canais de comercialização.

O método consiste na aplicação de uma autoavaliação nas empresas. Para isso, cada participante desenvolve um projeto de crescimento para a sua empresa e seleciona uma equipe que será responsável pela sua execução, processo que também auxilia o empresário a aprender a delegar melhor.

Atualmente são 11 empresas do setor de confecções que participam do Aprender a Crescer, do Projeto Moda Catarina. O programa é um piloto e possui workshops onde as equipes apresentam os projetos de crescimento no que estão trabalhando (compartilhamento de conhecimento).