Veículos movidos a GNV têm inspeção em Brusque
Os proprietários de veículos que optam pela adaptação ao Gás Natural Veicular (GNV) são obrigados a passar por uma inspeção em um órgão credenciado pelo Inmetro. Pela vistoria no sistema instalado, o veículo receberá um certificado que o tornará apto - ou não - para circulação com o cilindro e as instalações do sistema. Como Brusque não possuía nenhuma empresa credenciada para fazer o serviço de vistoria, a inspeção estava sendo feita apenas em Itajaí, onde o serviço era executado pela empresa Etesul.
Os gastos com deslocamento geravam reclamações freqüentes dos proprietários, além de situações onde o sistema de informática do Denatran apresentava problemas e obrigava o condutor a voltar outro dia. A empresa Etesul, que realiza serviços de engenharia veicular e é credenciada pelo Inmetro e pelo Denatran, está atuando em Brusque há cerca de uma semana.
A estrutura da empresa permite que sejam feitas várias inspeções simultâneas, poupando os motoristas de se deslocarem até Itajaí para as vistorias. Os procedimentos mais comuns que obrigam a vistoria são alterações de característica do veículo, carros sinistrados, reboques de fabricação própria, veículos fabricados artesanalmente, veículos com autorização especial de trânsito e os convertidos ao uso do GNV.


